História de Oslo

História de Oslo

A raízes de Oslo estão intimamente ligadas à cultura viking. Conheça a apaixonamente história de uma cidade que protagonizou guerras, explorações árticas e grandes avanços marítimos

A história de Oslo se estende desde a sua fundação no século XI até os dias atuais. Seu nome deriva do nórdico mais primitivo e significa "a colina dos deuses". Ao longo da história, a capital também ficou conhecida como "a cidade dos tigres", devido ap seu clima frio e hostil. 

Fundação e origem de Oslo: a era viking

Os vikings navegaram nas águas escandinavas desde o ano 800 depois de Cristo até princípios do século XI. Durante esse longo período, foram protagonistas de batalhas sangrentas no mar aberto, conquistas e explorações em terras nórdicas

Ademais, a era viking representa uma etapa de importantes avanços na construção de embarcações de madeira e metal. Seu assentamento na Noruega foi bastante esporádico, até que no final do século XI começaram a surgir as primeiras cidades portuárias

Essa foi a origem de Oslo, onde foram encontrados restos de barcos e decoração funerária que datam do ano 1000 d.C. Todas essas descobertas permanecem no Museu Histórico e no Museu de Barcos Vikings

Período medieval: aparece Christiania

No ano 1314, o rei norueguês Haakon V converte Oslo na capital do reino e começa a construir o Castelo de Akershus. Dessa maneira, Oslo ganha importância frente às cidades mais importantes até o momento: Bergen e Trondheim. 

Sem embargo, em 1536 houve a união dos reinos da Dinamarca e Noruega e isso fez com que Oslo perdesse seu posto de capital durante três séculos. 

Durante o período medieval, a cidade se recuperou de vários incêndios até que, em 1624, um fogo devastador destruiu Oslo por completo. O rei Cristiano IV decidiu trasladar a capital aos arredores de Akershus e renomeou-a como Christiania, nome que permaneceu até 1925. 

Primeiras explorações polares

O frio nunca amendrontou os noruegueses, que foram os pioneiros em expedições árticas e construção de barcos resistentes às condições polares. Graças a numerosos exploradores procedentes de Oslo, foi possível conquistar importantes avanços científicos e cartográficos no Ártico. 

Em 1893, dois noruegueses protagonizaram a primeira expedição ao Polo Norte a bordo do barco Fram, que permanece exposto no Museu de FramFridtjof Nansen e Otto Sverdrup foram os encarregados de comandar essa importante expedição polar.  

O Fram conseguiu atravessar o oceano Ártico, mas só chegou ao desejado Polo Norte nas seguintes expedições, anos depois. 

No entanto, Roald Amundsen conseguiu uma façanha mais incrível ainda: atravessou, em uma mesma viagem, o oceano Ártico até o Polo Sul. Além disso, Amundsen foi o primeiro em sobrevoar o Polo Norte. Em Oslo, você encontrará diversas homenagens a ele espalhadas pela cidade. 

Oslo no século XX

Em Oslo, o século vinte foi marcado, principalmente, pela ocupação nazista da Noruega em 1940. Durante cinco anos, Hitler estabeleceu um controle rigoroso das exportações de madeira, peixes e outros produtos noruegueses em benefício do regime nazista. 

Após a liberação da Noruega em 1945, o país se recuperou rapidamente e, em 1952, foram celebrados os Jogos Olímpicos de Inverno de Oslo. A pista de salto de esqui de Holmenkollen é um exemplo claro desse grande evento. 

Atualmente, a Noruega possui uma monarquia parlamentar e pertence ao espaço comum Schengen, mas não à União Europeia. O Estado possui uma monarquia constitucional e a residência da família do rei Harald V é no Palácio Real de Oslo