Compras em Oslo

Compras em Oslo

Na capital norueguesa você encontrará comércios locais muito charmosos, shoppings com grandes marcas e várias lojas de decoração. Conheça as melhores zonas para fazer compras em Oslo.

Produtos típicos da Noruega

  • Jerséis, gorros e luvas: A lã é a salvação dos noruegueses para protegê-los do frio. Em Oslo você encontrará diversas lojas especializadas em artigos de frio.
  • Pele de rena e cabra: Ainda que não seja um presente muito comum, nas principais lojas de artesanato de Oslo existem peles de rena e cabra de decoração. 
  • Salsichas de rena: Se você quiser levar um presente gastronômico curioso, as salsichas de carne de rena são um manjar em Oslo e um presente original da Noruega.
  • Trolls: Estas diabólicas figurinhas são um dos produtos mais típicos da Noruega. As lojas de souvenirs de Oslo contam com trolls de todas as formas e tamanhos, de chaveiros e pins até grandes esculturas. 
  • Artigos de decoração: A Noruega está especializada em decoração de interiores e a prova disso são as numerosas lojas de jogos de louças e outros produtos de cerâmica que se localizam nas principais zonas de compras de Oslo. 
  • Joias: Ainda que não seja o principal produto que exporta, a Noruega oferece uma grande variedade de joias para todos os gostos e bolsos. Em Oslo você encontrará facilmente anéis e brincos feitos a partir de thulitt, a pedra nacional. 

Zonas de compras

Karl Johans Gate: A principal artéria do centro de Oslo é também um importante núcleo de comércios locais e grandes marcas. Nesta rua que conecta o Parlamento com a Estação Central de trem você encontrará lojas de roupa, decoração interior e algum supermercado

Grünerløkka: Considerado o bairro dos artistas, este distrito conta com numerosas lojas vintage e de segunda mão que dão um encanto especial a Grünerløkka. Aqui você também poderá encontrar lojas especializadas em arte e design, bem como lojas infantis. 

Aker Brygge: Às margens do porto encontramos uma das zonas mais animadas e frequentadas da cidade. Aker Brygge é também um importante núcleo comercial que concentra pequenas boutiques, lojas grandes e muitos restaurantes. Tudo isso com vistas para o mar!

Calle Verksgata: O paraíso das manualidades e dos ateliês de artesanato se localiza em Verksgata, a apenas quinze minutos de bonde saindo do centro de Oslo. Se você não sabe ainda o que comprar em Oslo, aqui você encontrará presentes e lembrancinhas, além de produtos feitos de cristal, madeira ou tecido. 

Shoppings

Se você quer fazer compras em Oslo sem afastar-se muito do centro da cidade, estes são alguns dos shoppings mais acessíveis:

Storo Storsenter: É o maior e mais completo shopping de Oslo. Encontra-se a apenas quinze minutos de bonde do centro da capital e nele você encontrará mais de 150 estabelecimentos: lojas, restaurantes e outros serviços de ócio e lazer. 

Oslo City Shopping Centre: Em pleno centro da cidade, junto à Estação Central, localiza-se este grande shopping feito de vidro. Devido à sua excelente localização, você passará por lá várias vezes durante a sua viagem. É uma ótima opção para terminar o dia ou fazer compras de última hora

Paleet: Cêntrico, acolhedor e exclusivo. Neste shopping de Studenterlunden você encontrará diversas lojas modernas e estilosas, várias cafeterias e uma grande livraria. 

Steen & Strøm Department Store: Estas lojas de departamento situadas a poucos metros da catedral são a opção perfeita para comprar artigos mais sofisticados. Além de suas lojas e grandes marcas, você encontrará várias lojas de produtos delicatessen e comida norueguesa.

Um conselho

Na hora de fazer compras em Oslo, não se esqueça de pedir a fatura Tax Free para depois poder recuperar o valor dos impostos e das taxas nacionais. Quando estiver no aeroporto, você pode apresentar os recibos de compra na alfândega e recuperar até 25% dos gastos. Assim, você economiza!

Para fazer compras livres de impostos você deve gastar um mínimo de, aproximadamente 315 coroas em produtos que não sejam restaurantes, hotéis ou alimentação.