Forte de Akershus

Akershus é um belo forte de origem medieval que ao longo de sua história foi cenário de diversas batalhas. Atualmente, é uma das principais atrações turísticas da cidade.

Devido à sua localização estratégica junto ao mar, o forte desempenhou um papel essencial na história da Noruega já que, quem o dominasse controlaria a cidade. Ao longo dos séculos, foi atacado e sitiado em diversas ocasiões, o que fez com que a sua estrutura passasse por melhorias e fosse fortalecida. 

Ao longo de sua história, o forte funcionou como prisão que abrigou vários criminosos e alguns considerados rebeldes por suas ideias políticas. Durante a Segunda Guerra Mundial e em seu final, alguns deles foram executados no forte.

Atualmente, o forte ainda continua sendo zona militar. No entanto, pode ser visitado pelos turistas e ainda é usado como sede de eventos oficiais. 

O que ver no forte

Para ver todo o complexo, é necessário, pelo menos, duas horas, já que conta com vários pontos de interesse e possui uma grande extensão. A principal atração do forte é o castelo, de caráter austero em seu exterior, mas com um interior que surpreende por sua decoração perfeitamente conservada

Durante a visita ao castelo, você terá a oportunidade de percorrer as salas enormes em que foram tomadas importantes decisões e onde eram celebrados banquetes, as masmorras, lugar para onde iam os presos rebeldes e meliantes, ou a cripta, onde alguns reis estão enterrados. 

O forte conta com dois museus em suas instalações: o Museu da Defesa, onde podemos ver a história militar norueguesa desde os tempos vikings até a atualidade, e o Museu da Resistência, onde é possível conhecer a história da Resistência durante a ocupação nazista na Noruega. 

Imprescindível

O Forte de Akershus é um dos principais pontos de interesse da cidade e, por isso, vale a pena visitá-lo. Em função dos dias que você estiver na cidade e de seu interesse pela temática, dedique  um pouco mais de tempo e visite também seus museus e cada um dos seus espaços. Do contrário, você sempre terá a opção de fazer uma breve visita por suas principais instalações. 

Horário

De segunda a domingo, das 6:00 às 21:00 horas.

Preço

Entrada gratuita. 

Transporte

Bonde: linha 12.

Lugares próximos

Catedral de Oslo (694 m) Galeria Nacional da Noruega (965 m) Aker Brygge (1.2 km) Museu Fram (2.1 km) Museu Kon-Tiki (2.2 km)