Metrô de Oslo

Metrô de Oslo

O metrô, também conhecido como T-Bain, é a opção mais recomendada para atravessar a cidade em pouco tempo. Conta com 6 linhas e mais de 150 estações

Linhas

As seis linhas estão identificadas por números e cores: 

  • Linha 1 (lilás): É a mais extensa e irá permiti-lo chegar à pista de salto de esqui Holmenkollen, ao Teatro Nacional e ao bairro multicultural de Grønland.
  • Linha 2 (laranja): Comunica Østerås com Ellingsrudåsen e sua principal parada é Tøyen, perto do Museu Munch.
  • Linha 3 (verde): Atravessa Oslo de norte a sul e chega até o estádio de futebol Ulleval Stadion.
  • Linha 4 (azul escuro): Praticamente paralela à linha 3, a linha 4 comunica Ringen com Bergkrystallen.
  • Linha 5 (amarela): Nasce em Vestli, ao nordeste de Oslo e chega até o centro da cidade.
  • Linha 6 (azul claro): Apesar de fazer um percurso mais curto, é muito útil para ir à zona sudoeste de Oslo. 

Tarifas

O preço dos bilhetes varia em função da distância percorrida. O preço médio de um trajeto costuma ser por volta dos 35 NOK. Ademais, a rede de metrô, bonde e ônibus é gestionada pela mesma empresa e, por isso, você pagará um bilhete único que poderá ser utilizado em qualquer um desses meios de transporte.

Existem bilhetes de apenas uma viagem, bilhetes de 24 horas (105 NOK) e bilhetes de 7 ou 30 dias consecutivos (249 e 736 NOK, respectivamente). 

Horário e frequência

Dependendo da linha, o metrô começa a funcionar entre as 5:30 e as 6:00 da manhã e vai quase até a meia-noite

De segunda a sexta, a frequência do metrô de Oslo é a cada dez minutos até as 21:00 horas. A partir desse momento e durante os fins de semana, a frequência entre eles é de trinta minutos. 

Onde comprar os bilhetes?

Você pode comprar os bilhetes nas máquinas das estações de metrô (você poderá identificá-las pela letra T dentro de um círculo), em pontos de informação turísticas e em supermercados como Narvesen, Deli de Luca ou 7-Eleven.

Conselho

Guarde o bilhete até o final do trajeto, já que há funcionários que trabalham nos vagões que poderão pedir para que você mostre o bilhete.