Parque de esculturas de Vigeland

Parque de esculturas de Vigeland

Com mais de um milhão de visitantes por ano, o Parque Vigeland é uma das atrações mais visitadas de todo o país e um dos lugares mais queridos de Oslo tanto para turistas quanto para os moradores. 

O conhecido arquiteto Gustav Vigeland dedicou 20 anos de trabalho à que seria a obra de sua vida esculpindo as figuras ao ar livre no antigo jardim de sua casa e que atualmente forma parte do parque. Além de esculpir todas as peças, Vigeland cuidou de cada um dos detalhes do design do parque.

Um passeio pelo parque

O enorme parque possui uma extensão de 32 hectares e entre seus pontos mais chamativos destaca-se a grande fonte de bronze, composta por seis gigantes que seguram uma vasilha de onde surge a água, e uma ponte de granito decorada por 48 chamativas figuras de bronze

Uma das esculturas mais controversas do parque é a do menino zangado (Sinnataggen), que está chorando com a boca aberta enquanto esperneia. Em diferentes ocasiões foi atacado e encontrado no lixo ou coberto de tinta. No entanto, devido à sua fama, chegou a aparecer em cartões postais da cidade e em souvenires. 

As mais de 200 esculturas do parque mostram figuras humanas capazes de transmitir diversos estados de ânimo em diferentes momentos da vida. De uma maneira ou de outra, todos os visitantes se sentem identificados com as obras de arte. 

Um detalhe curioso sobre a porta de ferro que dá acesso ao parque é que possuem figuras humanas que, por um dos lados, podem ser vistas de frente e, pelo outro, aparecem de costas. 

Imprescindível

O Parque Vigeland é um autêntico museu ao ar livre e um espaço muito tranquilo e agradável, ideal para desfrutar algumas horas relaxando, longe do caos da cidade. 

Horário

Aberto 24 horas.

Preço

Entrada gratuita.

Transporte

Bonde: linhas 12, 15 e 19.
Ônibus: linha 20.