Prefeitura de Oslo

Às margens do mar do Norte está a famosa Prefeitura de Oslo, um dos edifícios mais emblemáticos da cidade por sediar a entrega do Prêmio Nobel da Paz e pelos murais e pinturas de seu interior. 

Em pleno centro da cidade, a poucos metros do porto, localiza-se a Prefeitura de Oslo, a sede política e administrativa da capital norueguesa. Trata-se de um edifício de estilo sóbrio, mas com uma arquitetura que não passa desapercebida entre os visitantes de Oslo. 

Suas duas torres retangulares cobertas de ladrilhos marrons podem ser vistas de vários pontos da cidade, o que converte o edifício em um importante ponto de referência. Ademais, a cor escura da fachada faz com que a prefeitura se destaque sobre o resto dos edifícios da zona do porto. 

História

A construção da Prefeitura de Oslo começou em 1922, quanto o rei Haakon VII colocou de maneira simbólica a que seria a primeira pedra do futuro edifício. Nos anos seguintes, levantou-se a estrutura principal até que a invasão alemã da Noruega durante a Segunda Guerra Mundial paralisou as obras

Finalmente, em 1950 foi inaugurada a Prefeitura de Oslo. Além disso, desde 1990, a Prefeitura de Oslo sedia o evento do Prêmio Nobel da Paz. O resto das premiações se entregam a cada ano em Estocolmo. 

Entrada livre à Prefeitura de Oslo

Um dos pontos positivos de visitar a Prefeitura de Oslo é que sua entrada é gratuita. Ainda que o exterior do edifício não seja impressionante, vale a pena conhecer o seu interior, que contrasta com a sobriedade da fachada. 

As paredes do hall principal estão decoradas com vivos murais que contam a história e a cultura norueguesa, bem como cenas da Segunda Guerra Mundial. Essas pinturas acabam tornando o edifício da Prefeitura como uma galeria de arte e um reflexo da história de Oslo

Ademais, subindo a escada principal você terá acesso a várias salas abertas ao público e é possível desfrutar vistas incríveis do porto, de  Aker Brygge e do fiorde de Oslo.

Horário

Todos os dias, das 9:00 às 16:00 horas.

Preço

Entrada gratuita.

Transporte

Bonde: linha 12.
Ônibus: linhas 30, 31 e 32.