Museu Munch

Museu Munch

O Museu Munch foi inaugurado em 1963 para expor as obras doadas por Edvard Munch em seu testamento. A coleção do museu conta com mais da metade da obra do artista. 

Após sua morte, Edvard Munch doou à cidade mais de 1.000 pinturas e, aproximadamente, 15.000 desenhos feitos por ele, além de uma grande parte de sua coleção de obras pertencentes a outros artistas. Uma das peças principais da coleção é "O desespero", uma das obras anteriores ao "O grito".

Em 2004, o museu foi notícia a nível mundial: um roubo. Os assaltantes, armados e encapuzados, roubaram duas das principais pinturas de Munch. Dois anos depois, os quadros roubados da "Madonna" e uma das versões do "O Grito" foram recuperados pela polícia. 

A fama de Munch ultrapassa fronteiras e algumas de suas obras mais famosas se encontram expostas em alguns dos museus mais importantes do mundo todo. É o caso de "A noite estrelada", no Getty Center  em Los Angeles ou "The Sick Child", no Tate Modern em Londres

Para os interessados na obra de Munch

Muitos se decepcionam ao descobrir que no Museu Munch não é possível ver alguma das versões de "O Grito", a obra mais conhecida de Munch que se encontra na Galeria Nacional. No entanto, o museu tem muito mais a oferecer a seus visitantes. Recomendamos que você o visite se tiver tempo suficiente na capital, além de interesse em conhecer outras obras do artista. 

Atualmente, está sendo construída uma nova sede junto ao edifício da Ópera e sua inauguração está prevista para o ano de 2020. 

Horário

De 11 de junho até 9 de setembro:
Todos os dias, das 10:00 às 17:00 horas.
De 10 de setembro até 25 de setembro:
Todos os dias, das 11:00 às 16:00 horas.
De 29 de setembro até 23 de dezembro:
Todos os dias, das 10:00 às 16:00 horas.

Preço

Adultos: 120NOK.
Estudantes: 60NOK.
Menores de 18 anos: entrada gratuita.
Oslo Pass: entrada gratuita.

Transporte

Metrô: linhas 1, 2, 3, 4 e 5.
Ônibus: linhas 20 e 60.

Lugares próximos

Catedral de Oslo (1.8 km) Galeria Nacional da Noruega (2.2 km) Forte de Akershus (2.4 km) Aker Brygge (3.4 km) Parque de esculturas de Vigeland (4.3 km)