O que fazer em Oslo

Oslo conta com vários lugares de interesse que valem a pena conhecer. Abaixo indicamos as opções que você não pode perder.

Você sabia que Oslo é a maior cidade da Noruega, que o Prêmio Nobel da Paz é concedido aqui todos os anos ou que seu fiorde é repleto de ilhas e pequenas praias? Estamos falando de um dos destinos mais importantes da Escandinávia e um de seus destinos turísticos mais visitados. Para garantir que você não perca nada, ao longo das diferentes seções deste guia, vamos apresentar os pontos turísticos de visita obrigatória para fazer em Oslo, bem como algumas dicas práticas sobre transporte e acomodação, e também veremos como economizar dinheiro e o que comer nessa fascinante capital.

De qualquer forma, para uma primeira visita, recomendamos participar de um free tour por Oslo ou de um tour privado com um guia em português. Essas atividades são a maneira perfeita de conhecer a cidade e descobrir alguns de seus monumentos mais emblemáticos.

O Palácio Real em Oslo em um dia claro

Atrações imperdíveis em Oslo

O patrimônio de Oslo é amplamente desconhecido, mas está repleto de verdadeiras joias. Uma delas é a catedral do Salvador, uma igreja barroca que data do século XVII. A entrada nesse santuário é totalmente gratuita, e ele também fica muito próximo de outro ícone arquitetônico: a Ópera de Oslo. Esse edifício, que é um símbolo da modernidade e da vanguarda, simula uma geleira que está gradualmente entrando nas águas do fiorde. Do topo do edifício, você tem uma vista panorâmica perfeita da cidade.

A prefeitura de Oslo é outro dos edifícios mais emblemáticos. Ele está localizado próximo ao antigo porto de Aker Brygge e se destaca por suas torres de tijolos sóbrios. Seu interior é decorado com enormes afrescos que retratam os capítulos mais fascinantes do passado de Oslo.

Não muito longe da prefeitura fica a fortaleza de Akershus, uma construção medieval que há séculos desempenha um papel fundamental na defesa da capital norueguesa. Um passeio por esse castelo e uma visita às suas exposições são imperdíveis em Oslo. 

E para aqueles que querem um pouco de ar fresco, não há nada melhor do que fazer um tour pelo Parque Vigeland. Essa área recreativa recebe mais de um milhão de visitantes todos os anos. É notável tanto por suas áreas recreativas quanto por suas inúmeras esculturas, sendo a mais famosa delas a Sinnataggen, o Garoto Zangado. 

A troca da guarda no Palácio Real

Oslo é, obviamente, a residência oficial da família real norueguesa. O Palácio Real e seus jardins datam do século XIX. Eles geralmente são abertos ao público durante a alta temporada, ou seja, no verão. Entretanto, há outro motivo para visitar essa área.

Do lado de fora do Palácio Real, a solene troca de guarda de Oslo acontece todos os dias. Essa cerimônia militar, que dura cerca de 40 minutos, tornou-se um evento que atrai os olhares curiosos de turistas de todo o mundo todos os dias. Ele acontece todos os dias às 13:30 horas. Você vai perdê-lo?

Museus de Oslo: da Era Viking aos Prêmios Nobel

Além de seus monumentos, há muitos museus em Oslo que devem ser visitados para se ter uma visão completa da relevância da capital da Noruega. Algumas das exposições mais relevantes são as seguintes: 

  • Centro Nobel da Paz: Localizada na praça Rådhusplassen, muito próxima à prefeitura de Oslo, essa exposição oferece uma viagem pela história de um dos prêmios mais importantes do mundo e pelas biografias de seus laureados. Um fato curioso: todos os Prêmios Nobel são concedidos em Estocolmo, com exceção do Prêmio da Paz, que é concedido na capital norueguesa. 
  • Museu Norueguês da História Cultural: Conhecido localmente como Norsk Folkemuseum, esse espaço recria a vida e a evolução de várias regiões do país. É também um dos maiores museus a céu aberto do mundo. 
  • Museu da Resistência Norueguesa: essa exposição está localizada na fortaleza de Akershus e mostra como era a vida nessas terras durante os tempos da ocupação alemã na Segunda Guerra Mundial. A galeria também é chamada de Norwegian Home Front Museum.
  • Museu Fram: um dos melhores museus para se visitar em Oslo. Ele é dedicado às expedições polares e abriga um impressionante navio do final do século XIX. É possível embarcar no navio, visitar suas cabines, a sala da caldeira e o convés. 
  • Museu dos Barcos Viking: A história norueguesa não seria compreendida sem o legado viking. Alguns dos navios mais bem preservados dessa antiga civilização marítima são mantidos aqui. 

Para visitar esses locais, os ingressos podem ser comprados nas bilheterias ou online. Entretanto, se você quiser visitar vários museus, saiba que muitos deles estão incluídos no Oslo Pass, um cartão turístico muito prático para economizar nas taxas de entrada em diferentes atrações turísticas.

Explorando a cidade e os arredores de Oslo

Está pensando no que fazer perto de Oslo? Para explorar os arredores, nada melhor do que um passeio de barco no Fiorde de Oslo, uma experiência inesquecível que permite ver as ilhas e os pequenos vilarejos que se estendem além das fronteiras da capital. Embora não seja um dos fiordes mais famosos da Noruega, a viagem por essa área é igualmente mágica, podemos lhe garantir.

Outra atração turística próxima fica a menos de duas horas de carro do centro é Blaafarveværket. Essa é uma das atrações turísticas mais populares do país, uma antiga mina de cobalto que agora está inoperante, mas aberta aos visitantes. O passeio permite que você explore as minas e a vila onde os trabalhadores viviam. É possível ir de carro particular ou de transporte público. Esse passeio é particularmente interessante para quem visita Oslo em um período de três dias ou mais. 

Outra opção é ir a Fredrikstad, a cidade fortificada mais bem preservada do norte da Europa, que já foi a sexta maior cidade da Noruega! Sua cidade antiga é puro charme medieval e fica a menos de uma hora e meia de carro de Oslo. Que tal fazer uma visita?